Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Iniciante

O Violão e a Respiração Diafragmática

O Violão e a Respiração Diafragmática

12345
(4,57 de 5 com 7 votos)

diafragma1.jpg

Respiração é fundamental na execução de peças eruditas assim como músicas populares, ou seja, a respiração diafragmática não deve ser explora somente na aula de canto.

É comum observar no violonista iniciante uma certa timidez, quando esta sozinho toca a peça inteira, mas quando esta tocando em frente alguém dai “trava a mão”.

Geralmente é nessa hora que iremos observar a pausa na respiração e logo em seguida nosso amigo violonista começa balançar a mão com aquela famosa dor na hora do acorde com pestana.

Faça o seguinte teste: inicie uma musica que costuma tocar com facilidade e no meio dela respire bem fundo, possivelmente nesta hora seu corpo paralisado perguntará ao cérebro “o que devo fazer agora pai?”.

Uma possí­vel solução para amenizar esta situação seria o seguinte exercí­cios cuja finalidade é “automatizar a respiração” para que a mesma fique independente.

1) Puxe o ar devagar o máximo que puder e sem estufar o peito, enviando esse ar para o diafragma (“barriga”). 2) Prenda esse ar por cinco segundos (5 seg. em média e não obrigatoriamente). 3) Solte o ar lentamente. 4)Aguarde cinco segundos e reinicie o exercí­cio.

No início é recomendável que repita o ciclo por cinco minutos, pelo menos uma vez por dia a noite antes de dormir, depois repita por mais tempo. O exercício pode ser feito andando na rua, fazendo compras etc e quantas vezes ao dia quiser e após alguns dias prolongue o intervalo entre as etapas do ciclo.

Provavelmente durante o exercício você pode experimentar uma sensação de sonolência como bocejos e olhos lacrimejantes.

25 Comments

  1. Olá gosteida dica. Pois continuar respirando enquanto toca é bem complicado, principalmente se estiver nervoso. mas é questão de ábto.Vou praticar!

  2. Olá.Sou iniciante no violão classico.Gostei da dica da respiração,vou por em prática.

  3. recomendado muito bom esse site

  4. Gostei dessa dica. Muito interessante.

  5. gostei da dica vou por em prática.valeuuuuuuuuuuuuu

  6. GOSTEI DA DICA

  7. muito bom

  8. gostei muito desse curso

  9. Muito interessante esta aula, apesar de tocar violão há muito tempo só agora estou aprendendo a teoria e mais coisas que eu não sabia, deveras é complicado aprender violão CORRETAMENTE, mas aprender violão de qualquer jeito isso fácil!

  10. Gostei muito desta aula, obrigado!
    Sempre quis aprender tocar violão do jeito certo, agora vejo eu um pouco mais segura.
    É sempre bom aprender com pessoas que realmente sabe.
    Já comecei o curso e espero em breve tocar também para os outros, gosto também de compor e já recebi umas dicas legal, mais uma vez obrigado!

  11. Olá Jô, tudo bem com você?

    Muito obrigado pelo seu apoio!
    Qualquer dúvida sobre o curso de violão gratuito aqui do blog, ou sugestão deixe seu comentário, teremos o maior prazer em ajudar.

    Bons estudos,
    Violão Brasil

  12. bom =|

  13. estou gostando muito das aulas de violão, a cada dia aprendo muito mais. obrigada

  14. Excelente, gostei muito da dica da respiração isso é importantíssimo, recomendo pra qualquer pessoa que está começando, assim como eu, resrsrsrs pq sei das dificuldades que a gente passa quando se está tentando aprender algo novo muito obrigado violão brasil…

  15. gostei muito da dica da respiração eu sou um iniciante mas já estou tocando muitas musicas e não tenho dificuldade nenhuma na mudança de acordes meu problema são as cifras.

  16. desculpem-me….. estou muito tensa… essa aula da respiração foi excelente, maravilhosa

  17. olá,pessoal do violão Brasil, estou curtindo as aulas do curso que acabei de comprar emais as aulas que vcs mandam para o meu E-mail. Continuem mandado, as vezes eu demoro entrar mas quando entro faço toda a lição.

  18. Olá Sr João,

    Obrigado pelo apoio, você poderá encontrar diversas aulas de violão acessando a categoria Curso de Violão aqui do Blog.
    Não se esqueça de curtir a FANPAGE do Violão Brasil, fazendo isso você fica por dentro de todas as atualizações do curso de violão grátis.

    Bons estudos

    Blog Violão Brasil

  19. Valeu, muito bom!

  20. adorei a dica!

  21. No inicio fiquei desconfiado, afinal já entrei em cada curso…, mas tenho recebido as aulas no e-mail e estou gostando do metodo usado, já até comprei o curso e quero aprender a tocar!

  22. estou gostando das aulas gratis, meu maior problema é com a batida da mão direita. ñ seio se vou superar esse obstáculo mas estou tentando. edilson fonseca!!!

  23. valeu minimizou o nervosismo.

  24. Gostei da dica, não sabia que respirar era algo também importante pra quem toca! No entanto tem cá minhas dúvidas pra quem tem asma, como fica? Muda alguma coisa em relação ao desempenho no instrumento? Abs e até qualquer dia!

  25. Muito boa a dica,só está faltando aulas teóricas!

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *