Adicionado in Iniciante

ALGUMAS PARTES DO VIOLÃO E SUAS NOMENCLATURAS

ALGUMAS PARTES DO VIOLÃO E SUAS NOMENCLATURAS

12345
(4,00 de 5 com 5 votos)

partes violao 4 ALGUMAS PARTES DO VIOLÃO E SUAS NOMENCLATURAS Boca » Orifício localizado no corpo do violão por onde o som se propaga. Braço » Parte do instrumento que da suporte á escala. Caixa de ressonância » Conjunto responsável pela amplificação do som. É formada basicamente pelo fundo, faixas e tampo, no caso dos violões Munhoz® encotramos varetas em seu interior. Casas » Indicam exatamente a localização das Nota musicais no caso do violão e de outros instrumentos “temperados”.

partes violao 1 ALGUMAS PARTES DO VIOLÃO E SUAS NOMENCLATURAS

Cavalete » Serve para prender as cordas e suporte para o rastilho. Dica: fica bonito quando feito do resto do ébano que geralmente sobra da escala. Cordas » Parte fundamental onde se originam as notas musicais. Escala » Fixada no braço e na maioria das vezes no tampo, o que atrapalha a performance do mesmo. Da suporte ás casas e aos trastes. Faixas » São as laterais do violão, geralmente feita da mesma medeira do fundo.

partes violao 3 ALGUMAS PARTES DO VIOLÃO E SUAS NOMENCLATURAS

Fundo » Componente fundamental da caixa de ressonância. Mão » Encontrada na parte superior do braço, serve de suporte para o mecanismo das tarachas. Mosaico » Feito de minúsculos pedaços de madeira serve de ornamentação. Pedacinho » Muito utilizado para igualar a altura do braço á altura do fundo. Pestana » Uuma pequena barra de osso, plástico ou madrepérola, fixada entre o início do braço e a cabeça. Possui um pequeno sulco entalhado para a passagem de cada corda. Isso permite o posicionamento correto das cordas. A pestana serve para apoiar as cordas na extremidade do braço. É o ponto de origem do comprimento das cordas e muitos o consideram como o traste zero. Rastilho » Parte do instrumento que se apoia as cordas presas ao cavalete. Osso ou marfim são incomparáveis e fornecem grande apoio ás cordas, por serem inflexiveis e rígidos não absorvem as ondas ao contrário de alguns materias utilizados hoje em violões baratos que absorvem o som por ser flexível.

partes violao 2 ALGUMAS PARTES DO VIOLÃO E SUAS NOMENCLATURAS

Tampo » Corresponde ao corpo do violão. Onde a sonoridade varia de acordo com o tamanho, formato, madeira usada na confecção do instrumento etc. Experimentos recentes que moldaram um violão de diversos materiais e combinaram com diversos tipos de tampos, sugerem que o tampo é o grande responsável pela sonoridade o resto influencia muito pouco. (na sonoridade é claro). Lembrando que uma escala de madeira dura como o ébano e o pau-brasil presenvam as vibrações do tampo e ai vai…. mas o tampo que da a palavra final. Tarachas » Tem a finalidade de alcançar a afinação correta, afroxando ou apertando as corda, conforme a necessidade. Trastes/Trastos » São pequenas barras de metal (geralmente alpaca ou ligas de níquel) montadas sobre a escala e que definem os pontos exatos em que a corda deve ser dividida para obter cada uma das notas. Quando o músico encosta o dedo sobre uma corda ela pousa sobre a escala e fica apoiada sobre o traste. O comprimento vibrante da corda passa a ser aquele entre o traste e o rastilho. Os trastes são montados nos instrumentos modernos para permitir que as guitarras tenham temperamento igual. Conseqüentemente a razão entre as distâncias de dois trastes consecutivos é , cujo valor numérico é aproximadamente 1,059463. Como essa razão é aplicada sucessivamente a cada intervalo, isso explica porque as casas próximas ? pestana são mais largas que aquelas próximas ao corpo do instrumento. O 12º traste divide a corda exatamente na metade e o 24º (se existente) divide a corda em um quarto do comprimento total (entre a pestana e o rastilho). Cada doze trastes representam um intervalo de exatamente uma oitava.

partes violao 5 ALGUMAS PARTES DO VIOLÃO E SUAS NOMENCLATURAS

Varetas » Adaptadas ao violão pelo Luthier Brasileiro Francisco Munhoz tem a função de destribuir as ondas sonoras afim de utilizar a parte morta do violão (parte da caixa de ressonância entre a boca e o braço) afim de equalizar o som, a grosso modo o “E” soa perfeitamente como o “e”. Obs: 1 – Toda nomenclatura assim como formato, presença ou ausência de certas partes variam e muito de um instrumento para outro. 2 – Esse artigo esta ainda incompleto comente o assunto e colabore conosco!

49 Comments

  1. Gostei muito de saber sobre a nomenclatura do violão,na verdade,isso varia muito pois,a faixa é também conhecida como
    ilharga,a boca é o bojo,tem também a cravelha e por aí vai.Mas o mais importante nisso tudo é que podemos trocar idéias e tirar nossas duvidas.Valeu!

  2. Gostei muito da matéria, pois, estou vazendo aula de violao mas , até agora não nos foi passado nada a respeito.
    Grato,
    Lupercio Caldonazo

  3. Muito boa a matéria, isso é importante inclusive quando se precisa trocar as peças do violão como a pestana ou o rastilho, que são peças que quebram com o uso e que o nome é incomum.

    Att,
    Regis Barreto

  4. Mt legal! Tive minha 1ª. aula ontem e esqueci o nome de uma parte ensinada. Aqui encontrei a resposta q precisava e outras mais. Valeu!

  5. GOSTEI MUITO APREENDI ULGUMAS COISAS ESTOU PENSANDO EM COMPRA UM VIOLÃO DA MICHAEL PRA APREENDER A COMPRAR N ENTENDO PPRATICAMENTE NADA DE VIOLÃO MAIS EU GOSTO.VOU TENTAR.OBRIGADO ABRAÇOS.PRA VCS TDS QUI TEVE ESSA IDEIA DE ESPOR SEU CONHECIMENTO PARABENS.

  6. Bom dia,

    URGENTE!!! Possuo um violão SAMICK-LWT030-CEQ/BK, que está com um problema que não posso resolvêlo. Este modelo vem com saida para amplificador no mesmo local onde fica a “bandoleira”, mas esta apresenta ruídos e fica sem som. Não disponho de $$$ para consertá-lo no momento. Eu posso conserta-lo mas preciso saber como removo o dispositivo da FAIXA. Obrigado.

  7. esse site é d+

  8. Gostaria de saber se o rastilho tem que deixar as cordas na mesma altura. Ganhei um violão de Natal e as cordas não estão na mesma altura. Isso é defeito?

    Muito obrigada, Denise

  9. BOM – PARABÉNS .!

  10. sou maria de primeira viagem, pois comprei um violão giannine e não sei se isso é normal.

  11. que legal essa aula das partes do violao

  12. esse sit e demais

  13. olhe Maria o meu é da giannine é ele é muito bom mesmo
    é a melhor marca

  14. como se troca um rastilho

  15. obrigado pela resposta

  16. vlw isso ia cair na prova vlww msm

  17. Obriga msm

  18. Olá Pedro,

    Obrigado por seu comentário, fico feliz em ter ajudado.
    Procurando um curso de violão prático e facilitado? Acesse nossa categoria aulas de violão no menu ao lado.

    Bons estudos

  19. Adoro tudo o que chega de novidades por aqui .
    Aproveito pra perguntar se alguem sabe onde vende violão mais em conta ou usado em santo amaro.

  20. gostei muito das dicas,não as conhecia,valeu.

  21. cara è muito legal as dicas que vocês dão gostei muito um abraço.

  22. adorei as dicas além de saber o nome das partes do meu violão!!

  23. Olá Anny,

    Nós do Violão Brasil, ficamos felizes em saber que você esteja gostando das aulas de violão!
    Assine o nosso Feed e receba as atualizações todos os dias em seu e-mail.

    Blog Violão Brasil

  24. Olá José,

    Que bom que você está gostando das aulas de violão aqui do blog. Qualquer sugestão ou dúvida, entre em contato.

    Violão Brasil

  25. O site é muito bom msm, mas pelo que notei nao esplica o que é QUILHA, alguem poderia me responder?

  26. SOU CANHOTO MAS APRENDI ( DE OUVIDO) EM VIOLÃO P/ DESTRO.
    ADQUIRI O SEU CURSO P/ APERFEIÇOAMENTO. GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO:
    P/ MELHOR APROVEITAMENTO DEVO INVERTER AS CORDAS E FAZER UM NOVO APRENDIZADO?
    GRATO.
    MIRANDA

  27. estou gostano muito do site obrigado estou aprendeno mais coisa com voces

  28. Otimo blog esse só mais uma informação onde o autor considerou como Mosáico também leva o nome de Roseta.

    Sucesso aos novos violonistas.

    =D

  29. na vdd o certo seria se as cordas ficassem um pouco acima, mas não muito, mas não é defeito não

  30. Bom dia Weliignton,

    Muito obrigado pelo seu comentário! Qualquer dúvida sobre as aulas de violão grátis, fique a vontade para entrar em contato!

    Bons estudos
    Violão Brasil

  31. Obrigado pelas dicas enviadas! Estão me ajudando muito. E o blog está muito bonito, elegante. Deus cont. abençoando!

  32. Não conhecia ainda todas as partes do violão como está minunciosamente detalhado nessa aula.
    excelente,

  33. Olá Sr Italo,

    Obrigado por participar do Curso de Violão aqui do Blog! Qualquer dúvida fico à sua disposição
    Bons estudos!

    Blog Violão Brasil

  34. gostei das aulas

  35. temos que ter intimidade com nosso instrumento,nada melhor do que saber os nomes das partes que o compõe.

  36. Estou vencendo os meus limites com essas aulas de violão,tenho 11 pinos e uma placa de metal na mão esquerda devido a um acidente,os exercícios das aulas tem sido uma terapia p/ mha mão.Obrigada ,ah estou gostando muito das aulas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. Muito bom o conteúdo da matéria, pois para mim que estou dando os primeiros passos no aprendizado de violão, são de grande valor!

  38. Olá João, tudo bem?

    Você poderá encontrar mais aulas de violão como esta, acessando a categoria Curso de Violão aqui do Blog.

    Bons estudos

  39. Adorei o Curso de Violão Grátis, parabéns pela iniciativa!

  40. ola! Antonio,tudo bm eu estou recebendo as suas aulas,gratisesta sendo muito boa para q esta começando a tocar violão,eu queria saber uma coisa eu comprei um violão da marca tagima eu queria saber se esta marca é boa,antenciosamente Jose aparecido pepi

  41. qnt custa mais ou menos um afinador vcs sabem?

  42. Olá Williams, tudo bem?

    O preço do afinador pode variar bastante, sugiro que você faça uma pesquisa em sites
    especializados como foxtrot.com.br, submarino.com.br ou buscapé.com.br

  43. Estou aproveitando, e muito as explicaçoes,esta me ajudando no complemento do estudo aulas de violao q ja venho fazendo a algum tempo, obrigado

  44. otima orientação, são coisas q eu n tinha ideia, muito legal…

  45. Muito bom esse artigo, da para entender perfeitmente.

  46. Toco violão a mais de 30 anos e nunca ouvi o nome “rastilho”. A aula de vcs é excelente. Parabens pelo curso.

  47. Muito legal essa aula sobre as partes do violão. Assim serve de orientação na hora da compra de um.

  48. Que nome se da à distancia entre as cordas e o traste?

  49. GOsto muito dessas aulas, elas estão cada vez me surpreendendo cada vez mais