Adicionado in Geral, Iniciante

Qualquer pessoa pode aprender a tocar violão ?

Qualquer pessoa pode aprender a tocar violão ?

12345
(3,72 de 5 com 25 votos)

img-violao-talentoEssa é uma pergunta que muitos me fazem. E confesso que até eu mesmo já me questionei disso.

No início do meu estudo de violão, quando estava ainda pegando o jeito do instrumento, eu me indagava se tocar violão era algo acessível para qualquer pessoa ou se era necessário você ter um talento pré-disposto para aquilo.

Eu sentia bastante dificuldade, meus dedos doíam, eu não conseguia tocar nenhum acorde direito, as músicas sempre saíam muito diferentes do que eu ouvia e, é claro, meu violão vivia desafinado, pois eu não sabia afinar direito. Na época os afinadores não eram tão acessíveis como hoje, e como eu vivia quebrado, eu tinha que me virar no ouvido mesmo.

Então, será que existe esse tal talento nato ? Ou melhor, será que você obrigatoriamente precisa tê-lo para conseguir aprender a tocar violão ?

Bom, há pessoas que nascem com uma facilidade maior para aprender algo, porém, analisando a vida de grandes músicos, pode-se comprovar que o ponto principal que todos têm em comum não é a facilidade, mas sim a dedicação demasiada no aperfeiçoamento do instrumento.

Vamos pegar um exemplo, que eu acho particularmente muito inspirador.

Morte Mozart - HDO MUNDOVocê conhece Wolfgang Amadeus Mozart ? Bom, com certeza já ouviu falar dele não? Rsrs

Então, quando você ouve falar de Mozart, é lógico pensar que ele nasceu com o dom e que tinha uma inspiração divina para tocar e compor daquele jeito, certo?

Pois bem, se você for estudar como foi a vida dele na infância, verá que não foi bem assim.

O pai de Mozart era professor de música, e desde muito cedo começou a dedicar sua vida a educar o filho. Quando Mozart tinha apenas 3 anos de idade, seu pai começou a lhe ensinar piano. E durante toda sua infância, passava a maior parte do seu tempo se dedicando ao estudo de música.

As primeiras peças que compôs, não eram lá obras-primas, pelo contrário, contêm muitas repetições e melodias que já existiam. Na verdade, os críticos de música, consideram que a primeira obra realmente genial, ele escreveu apenas aos 21 anos de idade, que foi um concerto de 1777. Ou seja, apesar de ter começado muito cedo, Mozart só conseguiu compor algo digno de gênio, somente após 15 anos de muito estudo e treino.

Aí eu lhe pergunto. Será que talento é realmente necessário? Ou melhor, será que talento é realmente o segredo para o sucesso ?

Se Mozart não tivesse passado 15 anos estudando diariamente tantas horas quanto possível, será que ele teria conseguido compor tal obra-prima?

Bom, com certeza, se Mozart não tivesse começado tão cedo e se dedicado tantas horas como fez, não teria chegado ao ponto que chegou.

E além de Mozart, eu poderia citar inúmeros outros exemplos de pessoas que hoje consideramos Gênios  em suas áreas de atuação. E não digo apenas na música, mas também na Pintura, Tecnologia e tantas outras Áreas.
Você já ouviu o ditado, prática leva a perfeição ?

Então, esse é o segredo para o sucesso, e não apenas no violão, mas em qualquer área de nossas vidas.

Por isso, toda vez que você se sentir desanimado e achar que não leva jeito para o violão, lembre-se de Mozart.

Ele também passou pelas frustrações que você está passando, com certeza teve as mesmas dificuldades no início para tocar suas primeiras músicas, porém, essas dificuldades não foram suficientes para pará-lo, muito pelo contrário. Ele dedicou sua vida inteira ao aperfeiçoamento de sua técnica, o que o levou a chegar aonde chegou.

O talento por si só não serve para nada se você não tiver dedicação e vontade. E claro, sem o método correto, aprender violão pode ser um processo quase impossí­vel.

Foi pensando nisso, que a Prime Cursos desenvolveu o método de violão Guitarnow. Ele foi escrito de forma a apenas abordar os assuntos estritamente necessários para você tocar violão em poucas semanas, sem perder tempo com teorias desnecessárias.

Veja uma amostra do curso no link abaixo:

http://cursoviolao.mus.br/

O acesso é gratuito, basta fazer um simples cadastro e pronto, você já começa a estudar na hora.

É isso aí­. Desejo a você um ótimo estudo e muito sucesso!

Att
Antonio Braun
Blog ViolaoBrasil.com.br

6 Comments

  1. gostaria muito de aprender tocar violão ,sempre foi meu sonho, mais não tenho o violão ainda,e no momento não tenho condições de comprar.

  2. Olá Sra Divina,

    Obrigado por sua presença e comentário aqui no blog.
    Bom, infelizmente não há como aprender sem o violão, pois é necessário a prática diária do instrumento para que você tenha resultados satisfatórios.

    Mas veja algumas dicas legais caso desejar comprar seu violão:

    http://www.violaobrasil.com.br/aulas-de-violao-comprando-o-violao/
    http://www.violaobrasil.com.br/aulas-de-violao-comprando-o-violao-parte-ii/

    Mais uma vez obrigado pela atenção.
    Desejamos a você muito sucesso!

    ViolaoBrasil.com.br

  3. olá! Eu seriamente pensando em começar a aprender a tocar violão erudito… Há algum modelo mais recomendado para isso?

    Parabéns pelo site!

  4. Olá bem eu , começei a aprender violão a duas semanas ….bom eu ainda estou aprendendo as notas ja sei a mairia porém meus dedos não estão rápidos o suficiente para tocar uma musica pois , quando vou mudar de acorde ainda tenho que parar , tem algum exercicio que possa me ajudar a ficar mais rápida ? espero uma resposta e ficarei grata .
    OBS : Seu contéudo me ajudou bastante estava desanimada !

  5. Eu também tive a mesma dificuldade quando estava aprendendo por condições financeira eu tinha que pedir um violão emprestado com o meu colega, mas você estar certo não depende só do talento mas sim da dedicação para aprender a tocar.

  6. Olá, gostaria muito de aprender a tocar violar, comecei um pouco teclado mas achei dificil, vc acha que violão é mais dificil, e tem outro porém meus dedos são “gordinhos” entao tenho pouco de dificuldade pra segurar as notas no violão… devo desistir ou tem solução pra isso?

Trackbacks/Pingbacks

  1. O segredo de Sungha Jung para tocar violão revelado - […] analisar de perto o início da vida musical do Sungha Jung, veremos que da mesma forma que Mozart (veja…