Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Dicionários, Iniciante, Musicoterapia, Teoria Musical

Tipo de memória utilizada ao tocar violão

Tipo de memória utilizada ao tocar violão

12345
(3,33 de 5 com 3 votos)

cerebro.jpg

As memórias que trabalham para que toda organização funcione harmoniosamente estavam nas primeiras páginas do trabalho de Piaget, a psicologia da inteligência em que descreve todas as etapas do desenvolvimento de uma criança, e eu podia adaptá-las ao desenvolvimento de um aluno de violão.

Memória muscular: é aquela relacionada ao contato direto com o instrumento, que podemos chamar de técnica, que é a postura das mãos e do desenvolvimento motor, é o desenvolvimento do mecanismo necessário para a realização de um peça musical.

Memória visual: é aquela que abrange tanto a leitura do texto musical como o visual do braço do instrumento, relacionado com a mão esquerda e também o dedilhado da mão direita, assim realizando infinitas combinações.

Memória auditiva: é o resultado da memória muscular, guiando no sentido da resolução e precisão dos gestos para dar um sentido estático adequado a obra proposta.

Este trecho acima foi extraído deste artigo sobre a valorização da música como identidade cultural.

24 Comments

  1. esse site e massaaaaaaaaaa

  2. Prezado Senhor
    Saudações

    Desejo saber se com 66 anos de idade aprendo tocar violão e viola ?Não é muito tarde?Já tenho pelejado acho muito
    dificiel,mais acredito que tudo que queremos fazar co Boa Vontade faremos! Oque o Senhor acha?

    Miguel Cassiano Alves
    Fone (19)36411908
    cel:91319234
    Meus Agradecimentos !

  3. nUNCA É TARDE PARA APRENDER UM INSTRUMENTO, BASTA QUE VC SEJA PERSISTENTE, TREINE MUITO, NUNCA DESISTA..!TODOS OS DIAS DEIXE UM ESPAÇO PARA SEU TREINAMENTO!OK. UM ABRAÇO! LUCAS GUITER@HOTMAIL.COM

  4. este site, é realmente maravilhoso, pena que estou um pouco sem tempo pros exercícios, mas não vou desistir.

  5. Muito interessante esse assunto de memória porque eu tenho enfrentado dificuldade em como memoriza aquela batida da música de vitor e leo borboletas
    se você puder me ajudar te agradeço

  6. Caro Miguel, tem senhores muito mais velhos fazendo muito sucesso no asilo e cantando as velhinhas amiguinhas com o violão. Tão até chamando as senhoras de “Corpo de Violão” sabia? Então bora nas aulas e boa sorte com as cuícas das senhoras

  7. é muito bom esse site mas eu queria umas musicas do legião urbana para tocar.
    obrigada, valeu

  8. obrigado! muito bom.gostei das dicas.

  9. É isso ai, com muita dedicação e empenho todos temos capacidade de alcançar nossos objetivos, no nosso caso é claro o objetivo de apreender a tocar…Vamos lá pessoal tenho certeza que chegaremos lá.

  10. Olá bom dia, muito boa esta aula de Tipo de memória utilizada ao tocar violão, sera que rola de me mandar as sequencias de notas? estou com dificuldade de memorizar.. obrigado

  11. Muito Bom eu ainda to com dificuldades em com as notas cifras e tudo mais

  12. as vezes também acho q não vou consiguir pois tento afinar mais não consigo mais estou tentando

  13. Muito bacana essas aulas + teóricas. Apesar d muita gente ñ dar muita importância a essa parte do aprendizado! Pra mim é bom pq Eu acho q barulho todo mundo sabe fazer + ter conhecimento é muito diferente! (Por isso q Eu tocava bateria) hehe…
    + ninguém vence 1 guerra sem lutar ñ é verdade? Comecei a fazer as aulas a algum tempo e já aprendi a tocar algumas das minhas músicas prediletas: Behind Blue Eyes (Limp Bizkit), Wish You Were Here (Pink Floyd), Natasha, Veraneio Vascaína (Capital Inicial), Incondicional (Oficina G3) etc…
    A parte ond + tenho dificuldade é com a bendita “PESTANA”, + nada q alguns exercícios ñ resolvam! Basta praticar todos os dias p/ ficar fera! o 1º exercício de cromatismo q Eu aprendi me ajudou e muito na troca de acordes e precisão ao tocar meu violão! Bom, é isso aí então, bons estudos à todos e 1 forte abrç!

  14. olá!!! estou começando aprender tocar violão, queria dicas pra compra um violão bom, pra iniciante, mas que possa usalo por muito tempo, queria um pra ligar caixa de som… se alguem puder ajduar, agradeço….

  15. Gostaria de agradecer por esta oportunidade muito obrigado por esta oportunidade é de coração que eu lhe agradeço.

  16. s/ comentarios os videos falam por si..tudo, maravilhoso e simples p/ aprender…parabens. e obrgd..por compartilhar, com todos os admiradores de violao/musicas…abrçs/boas vendas..vale a pena galera…

  17. Bom, barulho todo mundo faz, como disse o amigo acima! concordo com ele, o importante é fazer barulho, mas saber como fazer! O organizador deste Blog está de parabéns pelo conteúdo teórico que está nos passando, tenho aprendido muito por aqui! Lições muito enriquecedoras não só para aqueles que assim como eu estão começando a aprender, mas também para aqueles que já dominam o instrumento!
    Abraços

  18. Sempre com posts interessantes! Obrigada por me acompanhar nesses estudos!

  19. Muito bom com as aulas gratis ja aprendi a tocar alguns solos legais ainda estao fora de armonia mais com o tempo melhoram muito obrigado a equipe da prime cursos !!!

    Att Diego Alessandro

  20. muito bom estou aprendendo muito

  21. Acho fenomenal esse site. Sou angolano e vivo em Angola gostava saber se também posso frequentar esse curso.

    Atenciosamente
    Carlos Benjamim

  22. kaaaara!! issso aki é d +!! muuito obrigado!!

  23. Boa Noite a todos os aficcionado por violão e os sessentões de plantão, Também estou perto dos 60 e não vejo porque não estudar violão, peguei logo um sete cordas e estou aprendendo choro, é dificil, sei lá : antes eu olhava uma partitura e só via rabisco , hoje já tiro algo sonoro, já está mudando as coisa. Quando encontro dificuldade num techo tento fazer quantas vezes for necessário até dominar, Penso o seguinte se aquele sujeito estudou fez cinco ou mais anos de faculdade de musica e hoje ele toca,estou estudando também e me dedicando mas com o material do nosso professor Antonio B, Chegaremos lá com certeza, Dedicação e persistencia é o caminho.
    Abraços a todos e estuuuuuuudem meninos e meninas.
    Atenc
    Odair

  24. ótimo site!Excelentes dicas! Tenho certeza que com a ajuda de todos, vou realizar o meu tão almejado sonho, que é tocar violão! Obrigado a todos e, até a próxima!

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *