Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Aulas de Violão

Violão com cordas de aço ou nylon, qual o melhor?

Violão com cordas de aço ou nylon, qual o melhor?

12345
(5,00 de 5 com 1 votos)

Bom dia pessoal,

Na aula de violão de hoje aqui do VB, vamos falar sobre um assunto muito polêmico entre os iniciantes do curso de violão.

Na real, qual o melhor violão para quem está iniciando?

  • Violão com cordas de Aço?
  • Ou o violão com cordas de nylon?

Bom, existe muitas teorias sobre ambos os tipos de violões, porém hoje vamos expor a todos vocês, fatos concretos sobre cada instrumento, para a partir daí­, você decidir qual o melhor violão para você.

Na minha experiência como professor, eu vi muita gente que estava começando a tocar violão, comprar um violão com cordas de nylon e posteriormente trocar essas cordas de nylon por um jogo de cordas de aço… pois o som é mais alto

Isso com certeza é uma das piores práticas entre o pessoal que está começando nas aulas de violão, pois o violão de nylon foi feito para nylon como o de aço para o aço… tentar mudar isso, só vai danificar o seu instrumento musical.

Para encerrar de uma vez por todas este assunto, na aula de violão de hoje vamos conhecer cada instrumento de forma individual.

Violões com Cordas de Nylon

Para quem está iniciando o curso de violão, o mais indicado é utilizar um violão com encordoamento de nylon, pois o nylon é mais leve para tocar, ao contrário das cordas de aço, que por serem mais pesadas, vão exigir do aluno mais força nos dedos para executar uma nota ou acorde.

Nota: Se colocarmos um encordoamento de Aço, em tarraxas de plástico que são utilizadas em violões que utilizam cordas de nylon, além de empenar o instrumento (entortar o braço), a tensão que o aço vai fazer sobre as tarraxas, vai acabar destruindo elas podendo chegar ao ponto de arrancar o cavalete do corpo.

Mas saiba caro aluno, que o violão com cordas de nylon não serve apenas para quem está começando no curso de violão, ele é utilizado em diversos estilos musicais, como por exemplo a música clássica.

Violões com Cordas de Aço

Este modelo de violão é indicado para quem já tem uma certa experiência e deseja tocar violão com uma pegada mais forte. Como você pode ver logo abaixo, as tarraxas deste violão são bem diferentes das tarraxas do violão de nylon.

Neste caso, se você tentar colocar uma corda de nylon em um violão feito para utilizar cordas de nylon, você não corre o risco de estragar o instrumento… porém…. apesar de não ter risco de empenar o braço do violão, vocêª dificilmente vai conseguir afiná-lo.

Bom pessoal, por hoje é só! Qualquer dúvida sobre esta aula deixe o seu comentário logo abaixo.

Blog Violão Brasil.

9 Comments

  1. Muito bom! Porem eu não curto essas musicas que vocês colocam. Por favor poderia nas próximas musicas colocar, musicas evangelicas com as cifras. Desculpe-me por isso, mas o curso é muito bom. Vocês estão de parabéns.

  2. É tirei minhas dúvidas vou comprar um violão brevemente mais ainda não sei tocar… e estava em dúvida sobre qual tipo de corda comprar… vlw ;p

  3. Bom parabéns pela dica.

  4. Que legal as dicas! Estou pensando em comprar meu 1° violão e acho que vou comprar com cordas de aço,se não forem muito boas eu as trocos pelas de nylon.
    Beijos,
    Anna

  5. eu poderia colocar cordas de aço no violão tipo giannini gcx 15 bk , alguns dissem que sim outros não ! e aé

  6. Olá Leduc, tudo bem?

    Colocar este tipo de encordoamento você até pode, mais corre o risco de empenar o seu violão.

    Espero ter respondido a sua pergunta
    Bons estudos

    Violão Brasil

  7. estou com duvida entre o violao com cordas de aço e o com cordas de naylom pois eu gostaria de aprender mas todos os generos de musicas qual seria o melhor grato arquimedes

  8. Muito boa a explicação da diferença,pois penso em comprar um violão,acho o máximo quem sabe tocar e compreender essa arte.Nunca toquei,mas msm sendo principiante,penso em comprar um com cordas de aço,pois msm aprendendo aos poucos posso permanecer com ele por varios anos.

  9. Boa Tarde

    Gostaria de ver alguma matéria sobre os violões Di Giorgio, para iniciantes, e comparando-o com outras marcas como gianini.
    Pois tenho um Di giorgio 18 E que é muito bonito, porém o acabamento vem com algumas falhas. Gostaria de saber se existem marcas melhores no mesmo nível deste.
    Obrigada!

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *