Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Canto

Voz; corpo e mente

Voz; corpo e mente

12345
(5,00 de 5 com 2 votos)

224022_5627_resize.jpg

Quando alguma pessoa vier a perguntar com que cantamos, certamente iremos dizer “que é com a boca” e talvez nem responda a uma questão tão idiota. De fato a questão é relevante, pois, não cantamos apenas com a boca, mas com o corpo e a mente.

Isso quer dizer que precisamos de uma boa condição fí­sica (sem preocupar-se em maratonas ou triatletismo ou ficar musculoso ou com a cintura da Naomi) e muita concentração (igual ao buda ou um faquir etc).

O bom estado do corpo é imprescindível para uma performance satisfatória. Não apenas da garganta, mas todo o templo humano. A começar pela postura. A coluna reta é uma exigência elementar. Um grande número de músculos interage quando falamos ou cantamos. É preciso que eles tenham sido preparados para um funcionamento extenso. Por esta razão é necessário adotar alguns exercícios físicos para aquecimento muscular. Caso contrário poderá ocorrer tensão muscular e limitar seu rendimento.

Não é à toa que se ouve dizer que “o homem canta com a alma”. A concentração é uma espécie de veneração, uma expressão sentimental. Difí­cil imaginar alguém cantar sem emoção ou prazer. Com efeito, devemos estar envolvidos com o canto assim como o ator está para o personagem que representa. A nossa afinação depende muito dessa concentração.

3 Comments

  1. Ok, ok. Eu pensei que vocês nos passariam alguma dica de como conseguir conciliar a música que está sendo cantada com a música que está sendo cantada. Alguns (como eu) tem essa dificuldade de tocar e cantar ao mesmo tempo sem problemas.

  2. Eu achei que vcs dessem dica de como cantar e tocar ao mesmo tempo como conciliar esses dois!! Mas isso ajudou um pouco.

  3. Olá Jéssica,

    Em breve estaremos lançando um tutorial sobre canto e violão em nossa sequência de aulas de violão!
    Assine o nosso feed e fique antenada as atualização do violão brasil

    Bons estudos
    Blog Violão Brasil

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *